Declaração

Malha Fina IR 2020: Como Funciona e como Declarar

Caiu na malha fina ir 2020 da receita federal e não sabe o que fazer? é preciso buscar informação de como proceder com seu imposto de renda, criamos o post para te ajudar, explicando como funciona a Malha Fina IR 2020 e o que deve ser feito aficar em dia com seus impostos, continue lendo as dicas.

Malha Fina IR 2020 600x294 - Malha Fina IR 2020: Como Funciona e como Declarar
Malha Fina IR 2020

Primeira coisa a fazer é entender o que é e como funciona a malha fina, pois ainda é um assunto estranho para muitos brasileiros.

O que é Malha Fina IRPF?

Todo ano pessoas que se enquadrem nas regras de declaração de imposto de renda devem fazer de forma correta para não Cair na Malha Fina, pois isso pode acarretar em problemas com a receita federal.

É o que chamamos quando existem irregularidades com a declaração IR, que pode haver multas e taxas de desconto fiando mais caro o pagamento de seus impostos.

É importante fazer de forma correta ou para não ter problemas com a Receita Federal, isso pode acontecer mesmo por falta de algum documento exigido, então para não cair na Malha Fina IRPF, tudo tem que ser feito dentro das normas.

Para pegar irregularidades a receita federal cruza informações com outros órgãos, para pegar informações financeiras dos contribuintes.

caiu na Malha Fina 600x310 - Malha Fina IR 2020: Como Funciona e como Declarar

Havendo diferença de valores declarados incompatíveis com rendas e lucros, o órgão pode exigir investigações profundas para apurar supostas irregularidades.

Carnê Leão 2020
Parcelar Imposto de Renda 2020

Como funciona Malha Fina IR 2020?

Para um contribuinte cair na malha fina há diversos motivos como informações diferentes em que receita federal detecte possíveis irregularidades, seus impostos devem ser declarados de forma correta contendo todas as informações.

Abaixo algumas possíveis causas que são cometidas pelo usuário de form mais comum, existem diversas outras que levam a erro na hora de declaração entre elas estão.

  • Quando o contribuinte deixa de informar qualquer provento recebido durante o ano-calendário;
  • Quando o contribuinte não lança os valores recebidos de Fundos de Aposentadoria Programada Individual (FAPI);
  • Quando o contribuinte informa despesas médicas que diferem dos recibos;
  • Quando o contribuinte lança valores na ficha de rendimentos que são diferentes dos relacionados nos informes de rendimento;
  • Quando a empresa do contribuinte altera o informe de rendimento e não comunica o colaborador;
  • Quando o contribuinte lança na Declaração valores relacionado ao cônjuge que já entregou a própria Declaração;
  • Quando o contribuinte informa valores que diferem dos declarados por imobiliárias.

Deve ser feito uma verificação das possíveis causas que levam o contribuinte a cair na Malha Fina IR 2020, é possível fazer uma consulta para descobrir o motivo, veja como proceder no tópico seguinte.

Como consultar IRPF

É possível descobrir através de uma consulta online se foi pego pela Malha Fina IR 2020, tem 2 formas e fazer isso, uma delas esta disponível pelo site da receita federal e a outra pelo extrato da Declaração IR.

baixo vamos explicar como consultar pelas 2 formas a primeira é pelo site da receita, acesse a pagina e siga as instruções.

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Malha Fina IR 2020 CAC 600x343 - Malha Fina IR 2020: Como Funciona e como Declarar

  • Digite o numero do seu CPF, ano da Declaração que quer consultar, data de nascimento e caracteres disponibilizados pelo sistema;
  • Na pagina seguinte poderá aparecer uma mensagem informando que Restituição IR não está liberada e foi retida pelo Fisco, isso significa que por alguma irregularidade sua declaração caiu na Malha Fina IR 2020.

Calma com outra consulta de extrato é possível saber o motivo das irregularidades.

Consulta através do extrato:

Agora veja como realizar a consulta através do Extrato, por essa forma será descobrirá também qual o motivo da irregularidade que levou a cair na malha fina.

  • Através do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento);
  • Acesse o sistema clicando aqui;
  • O e-CAC pede um código de acesso ou certificado digital para analisar sua situação junto ao Fisco.

Para continuar é preciso possuir o recibo das 2 ultimas declarações.

Malha Fina IR 2020 receita federal 600x310 - Malha Fina IR 2020: Como Funciona e como Declarar

Se não possuir poderá ter acesso por esta pagina forneça suas informações para ter acesso, basta salvar e imprimir.

Gere o código de acesso, e depois procure pela opção “pendências”, por ela vai ter acesso ao motivo de você estar na malha fina 2020.

Caiu na Malha Fina 2020? Saiba o que fazer

Pronto agora que ja descobriu o motivo em que você caiu na Malha Fina IR, é preciso corrigir os eros cometidos e e novamente enviar uma ratificação para a receita federal, assim os erros serão corrigidos voltando a ficar em situação normal com seus impostos.

  • No programa e-CAC (vide tópico anterior), acesse a aba “Extrato da DIRPF”.
  • Escolha o ano da Declaração IR que precisa ser corrigida;
  • Clique em “Retificar Declaração”;
  • Corrija as informações e entregar novamente sua Declaração.

Telefone Receita Federal

Ainda tem duvidas sobre a Malha Fina IR 2020, é preciso procurar respostas para sua duvida, que poderá ser feita pela pagina da receita possui diversas informações sobre o assunto.

Poderá entrar em contato pelo telefone da receita e falar com os atendentes.

  • Contato: 146

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *